ArabicChinese (Simplified)DutchEnglishFrenchGermanItalianPortugueseRussianSpanish
Home > Destinos Incríveis > Pensando no que fazer neste 2024. A Bahia é a melhor opção

Pensando no que fazer neste 2024. A Bahia é a melhor opção

Publicado em: 09/02/2024
Por: Adilson Fonsêca
Atenção: Caso qualquer das fotos que ilustram essa matéria seja de sua autoria nos informe via WhatsApp (71) 9.9982-6764 para que possamos inserir o crédito ou retirar imediatamente.

Uma viagem de férias, quer seja com a família ou com amigos, requer o mínimo de planejamento. A escolha dos lugares, a infraestrutura ou o contato com as tradições, cultura e belezas naturais, os custos. Tudo isso conta na hora de decidir para onde ir nas próximas férias. E a Bahia, por ser um dos estados com a maior diversidade turística no Brasil (são 13 regiões turísticas distintas) se torna a sua melhor opção já para 2024.

Praias (mais de mil quilômetros de litoral) com características diversas, incluindo três praias com o Selo Internacional de Bandeira Azul, desde as falésias com mais de 15 metros de altura, presentes no Extremo Sul do Estado, a manguezais, ilhas, estuários e mar de águas limpas e moras, tanto no Recôncavo Baiano, incluindo Salvador, às Penínsulas de Maraú e às inigualáveis localidades de Boipeba e Morro de São Paulo. Mas há também o vasto Litoral Norte, que vai da divisa de Salvador até o Estado de Sergipe, onde existe até mesmo espaço para uma Praia de Nudismo.

Se já começou a planejar as suas férias para o próximo verão, a Bahia, com suas 13 Zonas Turísticas, é a melhor opção. Das praias nos sentidos Norte e Sul, ao clima de montanha na Chapada Diamantina, ou às aventuras radicais no Vale do São Francisco, ou ainda à tranquilidade do Vale do Jiquiriçá e às imensidões do Oeste, sem falar na multidiversidade da primeira capital do Brasil, Salvador, existem opções para todos os gostos e bolsos.

Zonas Turísticas

1 – Baía de Todos os Santos
Tendo Salvador como o principal destino e com a maior e melhor infraestrutura, ainda inclui os municípios de Aratuípe, Cachoeira, Itaparica, Jaguaripe, Santo Amaro, Vera Cruz, Madre de Deus, Maragojipe, Muniz Ferreira, Nazaré, Salinas das Margarida, São Félix, São Francisco do Conde, Saubara e Simões Filho.

2 – Caminhos do Oeste
Barreiras, Santa Rita de Cássia, São Desidério formam com outros a imensidão de chapadões, planícies e a mistura de vegetação típica do cerrado, que forma um dos maiores polos do agronegócio no Brasil e o maior centro produtor de grãos do Norte e Nordeste do Brasil. O Oeste Baiano preserva a maioria das suas belezas naturais praticamente intactas – afluentes na direção do Rio São Francisco formam cânions, grutas e vales onde é possível contemplar a beleza e praticar esportes aquáticos.

 

3 – Caminhos do Sertão
Das histórias da Revolução de Canudos ao Raso da Catarina, nos municípios de Canudos, Cipó, Ribeira do Pombal, Uauá, entre outros, com uma predominância do clima e vegetação peculiares, o sertão possui destinos para o turismo histórico, cultural e religioso.

 

4 – Caminhos do Sudoeste
O principal polo é Vitória da Conquista, terceira maior cidade da Bahia. A região está situada numa faixa do semiárido e tem demonstrado grande vocação para o turismo de negócios e cultural. A cidade de Iguaí é um dos municípios com maior potencial turístico, já que possui paisagens naturais com trilhas, cachoeiras, centenas de nascentes de rios e cafezais que, juntos, formam mosaicos de rara beleza.

5 – Chapada Diamantina
O ponto de partida é a cidade de Lençóis, com a maior e melhor infraestrutura hoteleira e de serviços da região. Mas existem várias atrações nos demais municípios, como Andaraí, Ibicoara, Mucugê, Palmeiras.Trilhas abertas por garimpeiros revelaram a região de nascentes da Bacia do Paraguaçu, que abriga inúmeros rios, cachoeiras e poços de águas cristalinas. É onde fica o Parque Nacional da Chapada Diamantina, que abriga uma biodiversidade ainda parcialmente desconhecida.

6 – Costa das Baleias
Até a divisa com o Espírito Santo, são inúmeras opções de turismo à beira mar em cidades como Alcobaça, Caravelas, Itamaraju, Mucuri. O litoral é marcado pela presença de baleias, especialmente as Jubarte, e por falésias de até 25 metros (Parque Nacional Marinho dos Abrolhos). Formado por cinco ilhas, o Arquipélago de Abrolhos reúne biodiversidade em um mar de águas rasas e cristalinas, recifes e cavernas submarinhas.

7 – Costa do Cacau

Não só a Terra do Chocolate, Ilhéus, famosa pelos livros de Jorge Amado, mas também, as cidades de Canavieiras, Itabuna, Itacaré, Pau Brasil,Santa Luzia. São boas opções do turismo, pela abundância da Mata Atlântica e rios e trilhas. Ao longo dos 180 km de estrada que unem Itacaré a Canavieiras, passando por Ilhéus e Una, o que se vê são magníficos cenários onde as matas se debruçam sobre praias de areias brancas, lagunas, manguezais e reservas naturais.

 

8 – Costa do Dendê
Os principais destinos estão em Morro de São Paulo e nas ilha de Boipeba e a localidade de Moreré, sem falar na Península de Maraú, conhecida como a Polinésia Brasileira. Cidades históricas como Cairu, Camamu, Ituberá, Maraú e Valença oferecem praias de águas mornas, rios, matas, cachoeiras e trilhas ainda primitivas. Ao longo dos 115 km de litoral fica um arquipélago com 26 ilhas. A maior delas é a Ilha de Tinharé, onde fica Morro de São Paulo, um dos locais mais procurados pelos visitantes.

9 – Costa do Descobrimento

Local de desembarque da esquadra de Pedro Alvares Cabral, em 1500, e o berço da nacionalidade brasileira, Porto Seguro é o segundo destino turístico mais visitado na Bahia. Na região do Monte Pascoal, uma sequência de praias, falésias, recifes de corais, manguezais, matas e rios se estende por 150 km. A região foi declarada Patrimônio Natural Mundial pela Unesco.

 

10 – Costa dos Coqueiros
No Litoral Norte do Estado, em direção a Sergipe, Praia do Forte, Imbasssay, Mangue Seco são atrações imperdíveis. Ao norte de Salvador está a Costa dos Coqueiros, 193 quilômetros de praias cercadas de rios e dunas, que abrigam riquezas ambientais únicas ao longo da Estrada do Coco e da Linha Verde – a primeira rodovia ecológica do país.

11 – Lagos e Cânions do S. Francisco

Em Pleno Semiárido, o Rio São Francisco oferece um turismo diferente, para esportes radicais e de aventura. Em cidades como Abaré, Glória, Paulo Afonso, Rodelas. A região é propícia aos esportes radicais e o São Francisco, quer abriga o Complexo Hidrelétrico de usinas da CHESF, ainda oferece como atrativos, lagos, cachoeiras e vários cânions, numa extensão de 65 quilômetros, onde existem paredões de até 100 metros de altura.

12 – Caminhos do Jiquiriçá

Próximas a Salvador, as cidades de Amargosa, Cruz das Almas, Milagres oferecem uma diversidade de cachoeiras, rios, morros, flora e fauna exuberantes e regiões para a prática de esportes radicais.

 

13 – Vale do São Francisco
No entorno do Lago de Sobradinho, no leito do Rio São Francisco, estão as cidades de Casa Nova, Curaçá, Juazeiro, Remanso, Sobradinho. Na região, os vinhos finos dão um sabor especial à culinária sertaneja. Essa já é considerada o segundo pólo de produção de vinhos no Brasil. Faz parte do roteiro enoturístico passear pelos vinhedos, aprender a colher uvas e conhecer suas potencialidades, visitar a adega de barris de madeira e conhecer de perto o preparo do vinho.

Compartilhar: